Biografia

Formação

  • Vocal: TAKA (森田 寛貴 Morita Takahiro), nascido a 17 de abril de 1988 em Tóquio;
  • Guitarra, Vocal: Tōru (山下亨 Yamashita Tōru), nascido a 7 de dezembro de 1988 em Ōsaka;
  • Baixo: Ryōta (小浜良太 Kohama Ryōta), nascido a 4 de setembro de 1989 em Ōsaka;
  • Bateria: Tomoya (神吉智也 Kanki Tomoya), nascido a 27 de julho de 1987 em Hyōgo;
  • Guitarra (até 2009): Alex (鬼澤アレクサンダー Alexander Onizawa), nascido a 19 de março de 1988 em São Francisco.

Trajetória

O ONE OK ROCK é uma banda de j-rock que foi criada no verão de 2005 e faz parte do selo AMUSE. Eles tocam diversos estilos de rock, mas sempre conseguem manter um som original com a ajuda da bela voz rouca de Taka. A fundação da banda começou quando Tōru, na época um estudante do ensino médio, sonhava e queria começar uma banda. Ele então convida seu amigo Ryōta para ser o baixista e pede também a Alex para participar como guitarrista. Se passa um tempo e os integrantes convidam Taka para se tornar o vocalista, já que o mesmo cantava em uma banda de cover e Tōru o via como o melhor candidato para ser vocal em sua banda.
A banda ganhou esse nome porque, quando eles chegaram ao estúdio para o primeiro dia de gravação, era exatamente uma hora da tarde. Em inglês, a pronúncia é one o’clock, e, passando para a proníncia japonesa, fica one ok rock.
Um sinal do futuro sucesso da banda veio em dezembro daquele mesmo ano, quando um dos shows teve seus ingressos esgotados. No entanto, o One Ok Rock entrou oficialmente no mercado como uma banda independente apenas em julho de 2006, quando lançaram seu primeiro miniálbum, intitulado de One Ok Rock. Com uma boa formação e músicas originais, eles começaram a chamar atenção e logo eles passaram a vender seus álbuns em lojas de outras regiões. Os shows do One Ok Rock em setembro juntaram vários fãs, e, para a felicidade destes, dezembro chegou, e no dia 12, a banda lançou um segundo miniálbum chamado de Keep It Real, que até hoje faz sucesso entre os amantes da banda. Confira abaixo um trecho da música:

"...Não fique preso!!
Acorde, não fique com medo, seja franco com os seus sentimentos
Se houver ao menos honestidade e instinto, nós seremos os mais fortes
Se quiser encontrar seus sonhos e esperança, siga em frente
Esqueça o passado e a reputação sem sentido, são apenas as aparências dos adultos..."

Mais de 500 pessoas compareceram ao primeiro one-man do One Ok Rock no Shinjuku LOFT, o que foi uma excelente notícia para eles, já que a banda estava apenas no seu início.
Passando quase dois anos sem um baterista, Tomoya finalmente se juntou à banda como baterista oficial em março de 2007. Assim, lançaram o seu primeiro single, "Naihi Shinsho", no dia 25 de abril do mesmo ano, que teve 15.000 cópias vendidas. O single lhes rendeu alguns minutos nas rádios nipônicas, e trouxe ainda mais fãs para a banda e, junto com eles, um contrato com o selo major AMUSE.
No mesmo ano, foi lançado no dia 25 de julho o segundo single da banda, intitulado "Yume Yume" e que teve 9200 cópias vendidas. Já em agosto ainda de 2007, a primeira turnê oficial do ONE OK ROCK iniciou-se. Depois de “Yume Yume” teve o lançamento de outro single, nomeado de “Et cetera”, no dia 24 de outubro do mesmo ano, com 6700 cópias vendidas e alcançando a 29ª posição no ranking semanal da Oricon.



Em 21 de novembro de 2007 (ainda), eles lançaram o álbum Zeitakubyō, que ficou na 15ª posição no ranking semanal da Oricon tendo vendido mais de 26.000 cópias.
Em 2008, (finalmente!!!), no dia 28 de maio, lançaram o álbum BEAM OF LIGHT, que vendeu 13.000 cópias e ficou na 17ª posição no ranking semanal da Oricon. Alguns meses depois, outro álbum foi feito, desta vez intitulado de Kanjō Effect lançado no dia 12 de novembro do mesmo ano e em edição limitada e regular. Diferentemente de BEAM OF LIGHT, o single novo ficou na 13ª posição do ranking semanal da Oricon.
One Ok Rock parou. Em maio de 2009, Alex (Alexander Onizawa) sai da banda, graças a uma denúncia de abuso sexual envolvendo o guitarrista. Como consequência, a banda anunciou, através do seu site oficial, o cancelamento de todas as suas atividades, além de Alex estar oficialmente fora do grupo. Depois de repetidas reuniões após o incidente, os outros quatro membros, Taka, Tōru, Ryōta e Tomoya, decidiram que eles seguiriam como um quarteto de agora em diante, sendo essa a melhor decisão para o futuro da banda. A agenda de show estava sem nenhuma nova informação, e consequentemente nada também sobre o single “Around The World Shōnen”, que seria lançado no dia 6 de maio, mas teve seu lançamento cancelado. A canção também seria usada como tema do dorama da emissora God Hand Teru, da TBS, a partir de abril, mas acabou substituída. A banda também cancelou sua turnê nacional que estava programada para começar um dia após o lançamento. E o ONE OK ROCK afirmou que estimava a reativação de suas atividades próximo ao verão nipônico. O estilo da banda, que antes assemelhava-se ao rock ocidental, passou a ter um som mais pesado do que de costume e “japonês”.
Em 2010, a banda retoma com tudo: no dia 2 de fevereiro, o single “Kanzen Kankaku Dreamer” é lançado, com edição regular e limitada, e, é claro, vendeu 17.000 cópias, alcançando a nona posição do ranking semanal da Oricon

Em seguida, lançaram no dia 28 de abril do mesmo ano lançam outro single, intitulado de “Jibun ROCK”, um single que só esteve disponível para aluguel e não para compra. Esses dois trabalhos foram lançados como forma de mostrar o que estava por vir de bom do grupo — e, como esperado, tiveram uma avaliação positiva do público, deixando todos os fãs com grandes expectativas.
No mesmo ano ONE OK ROCK lançou outro álbum, dessa vez intitulado de Niche Syndrome. O álbum lançado no dia 9 de junho, é a grande inovação da banda, devido à mundança “drástica” de estilo. As pessoas ficaram se perguntando se poderia ter uma possível queda de produção do grupo, devido a saída de Alex. Mas o álbum calou todos, provando o potencial da banda.

A oitava faixa do álbum, “Liar”, é a música que demonstra as habilidades do vocalista Taka, tendo um refrão pesado e bem diferente do que eles estavam oferecendo em seus trabalhos posteriores. A nona faixa, “Wherever You Are”, explora uma melodia comum nos discos da banda. É uma canção bonita, calma e com estilo mais ocidentalizado.
OBS: Os singles “Hitsuzen Maker” e “Koi no Aibō Kokoro no Cupid” (ambos de 2008) foram lançados para tocarem exclusivamente em rádios, e não foram postos a venda.
Atualmente, o ONE OK ROCK está trabalhando no seu mais novo single "Ansaizunia", que será lançado no dia 16/02/2011.
Por ser uma banda jovem, tendo cinco anos de carreira, ainda existe muita música para ser feita e cantada pelo o One Ok Rock, surpreendendo seus fãs com mais lançamentos de excelentes singles, miniálbuns e álbuns, além de maravilhosas performances.